Seu browser não suporta JavaScript!

Portal Aluno
 
alto contraste estilo monocromático estilo normal Aumentar Diminuir tamanho normal

Orientações


Como solicitar um e-mail

O endereço de correio eletrônico poderá ser obtido através do endereço www.aluno.unb.br.

Para obter a senha o aluno deverá informar dados pessoais, como consta no seu registro de matrícula, no link solicitar senha. Após a concordância com o Termo de Uso do serviço, será mostrada uma mensagem informando ao aluno que o "login", "senha" e o "e-mail" serão enviados para o e-mail registrado durante seu ingresso na UnB, caso não tenha registrado esse e-mail alternativo, favor procurar os postos da SAA e fazer a atualização. Após este procedimento o aluno estará habilitado. O mesmo procedimento serve para quem precisa recuperar a senha.

Troca de senha

Para trocar a senha é necessário informar a senha atual e digitar uma nova senha duas vezes (devendo ter obrigatoriamente pelo menos seis caracteres, permitindo o uso de letras ou números, ou ainda uma combinação entre eles).

No caso de esquecimento da senha, utilize a ferramenta solicitar senha, informando os dados solicitados e a senha será apresentada.

Troca de login

O aluno poderá modificar uma única vez o login padrão fornecido.

Será permitido doravante a criação de um novo login para uso do Correio Eletrônico (webmail aluno).

Redirecionamento

O aluno poderá indicar um endereço eletrônico alternativo que tenha em outro provedor para que o seu email @aluno.unb.br seja encaminhado, permitindo assim, maior facilidade e comodidade na leitura dos seus emails.

Direitos

O aluno de graduação e pós-graduação regularmente matriculado tem direito a um endereço de correio eletrônico.

O aluno terá direito ao endereço de correio eletrônico enquanto estiver regularmente matriculado na UnB. A partir do seu desligamento terá 30 dias de conta ativa; ao findar este prazo será cancelado definitivamente. Fica sob a responsabilidade do aluno que for desligado, efetuar o backup (fazer cópia de suas mensagens e/ou arquivos) de suas informações armazenadas no servidor de e-mail.

Cada aluno terá direito a 20MB de espaço para armazenamento, aí incluído as pastas de envio (sent-mail) e outras que o aluno criar para armazenar as mensagens recebidas.

Acesso

Só será possível acessar o serviço webmail através de navegador (browser) no endereço http://www.aluno.unb.br ou através do Portal da UnB http://www.unb.br, no link Webmail Aluno, localizado na parte inferior da página. Os demais programas de leitura de correio eletrônico do tipo Microsoft Outlook, Outlook Express ou Eudora (conexões POP3/IMAP), não poderão ser utilizados.

Qualquer computador conectado a Internet poderá ser usado para o acesso ao serviço webmail, desde que tenha um browser instalado.

O aluno deverá providenciar o seu acesso a Internet, como consta no Termo de Uso do serviço.

Serviços

O endereço de correio eletrônico do aluno é reconhecido na Internet por se tratar de um domínio válido.

O servidor de e-mail da UnB possui programa anti-vírus. Entretanto, é recomendável que o aluno possua em seu próprio computador um programa anti-vírus atualizado, além de evitar abrir mensagem de origem desconhecida e que não tenha sido solicitada (com extensões .exe; .com; .vbs; .scr; .pif).

Assim que o aluno acessar a pasta em seu correio, o tamanho ocupado por suas mensagens é exibido no topo. Quando estiver acima de 80% de ocupação aparecerá com a cor amarela e em 90%, aparecerá em vermelho. Quando for exibido 90% o aluno deverá proceder com a remoção de mensagens, pois uma vez ocorrendo o estouro de quota, o aluno ficará impossibilitado de receber novas mensagens.

As mensagens descartadas não poderão ser recuperadas, pois a mesma é removida em definitivo do servidor de e-mail.

Motivos que podem estar contribuindo para que não complete o processo de entrega ou recebimento de mensagens:

  • sua caixa postal pode estar cheia;
  • o servidor de e-mail do remetente pode estar passando por dificuldades de conexão;
  • o remetente está enviando arquivos que contenham vírus, dentre outros.

O aluno poderá tanto enviar como receber arquivos anexados a mensagem. O tamanho máximo permitido para ambos os casos é de 2MB.

O aluno deverá usar recursos de compressão de arquivos antes de anexá-los. Desta maneira, estará otimizando o seu espaço de armazenamento, além de racionalizar o uso dos enlaces de comunicação com a internet.

Suporte

Para obter auxílio ou esclarecimento sobre o serviço e seu uso, envie através de um endereço de e-mail auxiliar (externo ou de outro provedor) mensagem para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Entre em contato com o suporte através do link fale conosco ou através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.